sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona campeão europeu

                                     

O Barcelona sagrou-se campeão europeu ao derrotar na final a equipa inglesa do Manchester United por 3-1. A primeira parte mostrou-nos um Manchester muito pressionante, não deixando o Barcelona fazer o seu futebol nos primeiros 10 minutos. No resto da primeira metade do jogo, o Barcelona equilibrou o jogo chegando inclusive ao primeiro golo do encontro através de uma assistência de Xavi concluída da melhor maneira por Pedro Rodríguez. No entanto, a vantagem catalã durou pouco pois passados escassos minutos o Manchester igualou de novo a jogo por intermédio de Rooney, após assistência de Giggs que se encotrava em posição irregular.
Na segunda parte e aproveitando o cansaço gerado pela pressão inicial do Manchester e de a equipa de Alex Ferguson apenas ter Carrick como médio mais defensivo, o Barcelona carregou pela zona central, aparecendo muitas vezes Xavi ou Messi entre a linha defensiva e intermédia do Manchester. E é precisamente da zona central que nasce o segundo golo do Barcelona, atarvés de um remate à entrada da área de Messi aproveitando a passividade da equipa inglesa. Com o jogo controlado e o tic-tac catalão a funcionar, a equipa de Pep Guardiola acabou por chegar ao terceiro através de Villa num golo de belo efeito. Até ao final do jogo o Barcelona abrandou mas nunca perdendo o controlo do jogo, Pep Guardiola gastou as 3 substituições nos minutos finais o que não permitiu ao Manchester responder.

Figuras do jogo:

Messi - Autor do segundo golo e a jogada do terceiro golo da equipa espanhola nasce dos pés dele. Esteve à altura do desafio dando muito trabalho à equipa do Manchester.

Piqué - Intrasponível tanto por chão como pelo ar, jogo muito seguro. Não tem culpas no golo de Rooney. A mostrar porque é um dos esteios deste Barcelona.

Pedro - Marcou o primeiro golo do Barcelona e esteve incansável em todo o encontro dando muito trabalho à defesa da equipa inglesa. Foi substituído nos minutos finais para os aplausos.

Carrick - Muito sacrificado tanto por Messi como por Xavi que caíram na sua zona de acção. Enquanto teve pernas acompanhou, a táctica de Alex Fergunson deixou muito sozinho á frente da defesa.

Rooney - Incansável, foi o jogador dos "red devils" que mais lutou, que mais combateu para inverter o resultado. Marcou o golo da equipa inglesa. O melhor elemento do Manchester.

Valencia - Nunca entrou no jogo, o pior elemento da equipa de Alex Fergunson. Cometeu muitas faltas e no ataque também pouco ou nada fez. Não se percebe como Nani ficou no banco tanto tempo.

Barcelona justo vencedor? Conseguirá manter este nível exibicional por muitos mais anos?

0 comentários:

Enviar um comentário