quinta-feira, 26 de maio de 2011

Olhar do Olheiro: Dayro Moreno

É com muito gosto que apresentamos o Olhar do Olheiro, este espaço vai servir para fazermos uma avaliação dos nomes que são associados às equipas portuguesas. Como devem calcular, todos os dias saem novas notícias sobre o interesse de clubes em determinados jogadores, e como é óbvio, não vamos fazer um post sobre cada um desses jogadores, apenas de um ou outro que nos pareça interessante.



Dayro Mauricio Moreno Galindo nasceu em Tolima, na Colômbia a 16 de Setembro de 1985 (25 anos), é um avançado que tanto pode jogar nas alas como no centro. É destro, mede 1,78m e pesa 74kg.

Despontou no clube colombiano do Once Caldas na época 2002/2003 com apenas 17 anos. Com 20 anos foi emprestado ao Atlético Paranaense que não exerceu o direito de opção sobre o jogador colombiano, apenas jogou 2 jogos marcando um golo. Mas passado apenas 6 meses de ter regressado do Brasil, aceitou um desafio na Europa, no Steaua de Bucareste, clube romeno que despendeu 1.750.000 de euros para contar com Moreno nas suas fileiras. Nos dois anos que permaneceu na Roménia, em 54 jogos pelo Steaua de Bucareste marcou 13 golos e fez 5 assistências, desses 13 golos apenas um foi em competições europeias. Volvidos 2 anos, regressou ao Once Caldas, que resgatou o jogador por 600.000 euros. No Once Caldas desde que foi lançado em 2002/2003 já conta com 58 jogos, nos quais marcou 30 golos e fez 20 assistências. O jogador neste momento está avaliado em 1.500.000 de euros.

Participou no Mundial de sub-20 em 2005 e no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010. Tem 11 internacionalizações pela selacção A da Colômbia tendo marcado 2 golos.

Opinião do Olha Futebolístico: É um jogador com uma boa técnica, gosta de jogar no um para um e revela números muito interessantes, sobretudo na América do Sul. A experiência na Roménia serviu para tomar um primeiro contacto com o futebol europeu, que até nem correu mal (dos 54 jogos em 37 não fez os 90 minutos). Na nossa opinião, não é um goleador nato nem é o tipo de jogador para jogar no centro mas sim nas alas, onde consegue render mais. Associado ao Sporting, é um jogador que o clube de Alvalade precisa, pois o plantel leonino carece muito de extremos e Moreno seria uma boa aposta, pois segundo a imprensa viria em condições económicas muito favoráveis. Poderá adaptar-se melhor ao nosso campeonato visto ser um campeonato que privilegia mais a técnica que o campeonato romeno.

Nota final (de 0 a 20): 15

Queremos desde já apelar a todos os visitantes para dizerem o que acham deste espaço, assim como comentarem o post ou nos darem feedback através do e-mail olharfutebolistico@gmail.com .

1 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo consigo sem duvida é o tipo de jogador que faz falta ao Sporting ...

Pina

Enviar um comentário