quinta-feira, 23 de junho de 2011

Olhar do Olheiro: Matic



Nemanja Matic, nasceu em Sabac, na Sérvia, a 1 de Agosto de 1988 (22 anos). Tem dupla nacionalidade (eslovaco e sérvio). Tem 1,94m e 83 kg. É um médio centro, sendo que também pode jogar a trinco. Um jovem jogador que utiliza muito o seu físico para se impor, apesar disso, tem uma técnica assinalável e um bom cabeceamento, aproveitando assim a sua altura nas bolas paradas.

Jogou nas camadas jovens do Partizan de Belgrado, nunca tendo chegado a actuar pela equipa principal. Em Julho de 2003 transfere-se para o FK Jedinstvo Ub a custo zero. Volvidos dois anos transfere-se de novo a custo zero para o FK Kolubara Lazarevac. Em Julho de 2007, novamente a custo zero, ingressa no MFK Kosice, pelo qual na primeira época realiza 26 jogos nos quais marcou um golo, fez uma assistência e viu 3 cartões amarelos, tendo apenas realizado os 90 minutos em 7 jogos. Na sua segunda época pelo Kosice continua a mostrar-se e entre sub-21 e a equipa sérvia realiza 34 jogos, nos quais marca 2 golos e faz uma assistência. Em Agosto de 2009 vai para o Chelsea por cerca de 1,75 milhões de euros. Na sua época de estreia na Premier League, realizou apenas 2 jogos na Premier League (43 minutos no conjunto dos dois jogos) e 4 pela selecção sub-21 da Sérvia. Em Julho de 2010 é emprestado ao Vitesse. Uma boa aposta para prosseguir a carreira e evoluir como jogador, Matic realizou 29 jogos, nos quais marcou 2 golos e fez 3 assistências, realizando assim um bom ano na equipa holandesa. Em Julho de 2011 assinará contrato com o Benfica, envolvido no negócio da ida de David Luiz para Londres, o sérvio foi avaliado no negócio em cerca de 5 milhões de euros. É internacional sérvio sub-21 por 5 ocasiões e pela selecção principal em 2 ocasiões. Tem o passe avaliado em 2,25 milhões de euros.

Opinião Olhar Futebolístico: Reforço do Benfica no negócio de David Luiz, o jovem jogador sérvio vem para fazer concorrência a Javi Garcia, parecendo-nos uma das posições melhor apetrechadas (em termos qualitativos titular-suplente) do plantel encarnado. Tem que melhorar um pouco a nível táctico assim como adaptar-se ao futebol português, um futebol menos físico que o inglês. Será o substituo natural de Javi Garcia caso este saia e caso o sérvio agrade aos responsáveis benfiquistas.
Nota (de 0 a 20): 14

Esperamos feedback dos nossos leitores, seja por comentário ou por mail.

0 comentários:

Enviar um comentário