sábado, 16 de julho de 2011

Olhar do Olheiro: Chedjou

                                          

Aurélien Bayard Chedjou Fongang, nasceu em Douala, nos Camarões, a 20 de Junho de 1985 (26 anos). Tem 1,84m e 75 kg. É um defesa central. Chedjou é um jogador forte na marcação e no desarme, que ataca muito bem a bola tanto pelo ar como pelo terreno.

Em Julho de 2003, Chedjou, de 18 anos, troca o Villareal B pelo FC Pau, equipa francesa, a custo zero. Volvido um ano assina também a custo zero pelo Auxerre B. Passados 2 anos, assina pelo FC Rouen, mais uma vez a custo zero. Em Janeiro de 2007 assina pelo Lille B, a custo zero, clube no qual em Julho do mesmo ano sobe à equipa principal, com 22 anos. Na sua época de estreia reazlia apenas 2 jogos. Na época 2008/2009 agarra o seu lugar na equipa participando em 32 jogos (realizou os 90 minutos em 16), nos quais marcou um auto-golo. Na época seguinte dá seguimento á boa prestação da época transacta e explode, fazendo o incrível número de 49 jogos nos quais marca 3 golos, faz um auto-golo e uma assistência. Na época transacta volotou a não desiludir e manteve o nívl exibicional de tal forma que faz 55 jogos (45 completos) marcando 4 golos e fazendo 2 assistências e mais uma vez um auto-golo. De salientar que é um defesa que vê poucos cartões amarelos (8 nos 55 jogos). É internacional A pelos Camarões em 16 ocasiões. Tem o passe avaliado em 8 milhões de euros.

Opinião Olhar Futebolístico: Apontado como reforço do FC Porto, Chedjou chegaria para dar mais expriência à defesa portista. Um jogador com uma grande regularidade que tem vindo a evoluir de ano para ano e assume-se cada vez mais como um bom defesa central no panorama internacional. A sua vinda poderia ser dispendiosa para o clube azul e branco visto o seu passe estar inflacionado, nunca uma operação pelo defesa camaronês poderá ser abaixo dos 5 milhões de euros. Contudo, seria uma mais-valia tanto para o clube portista, mas também para a Liga Portuguesa.

Nota (de 0 a 20): 15

O que acham vocês deste jogador?

0 comentários:

Enviar um comentário